Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 3 de outubro de 2021

Inteligência de Supermercado / Crônica de Supermercado

 Inteligência de Supermercado / Crônica de Supermercado


     Inteligência de um supermercado é o marketing.

     Um ano inteiro mudando de marca pela falta e substituição de um determinado produto, parece que resolvi a charada.

     É o marketing em campo, fazendo pesquisa com o consumidor.

     Onde estou errada, já sei, mas parecia um problema que não era um problema de estoque ou compras. Era pesquisa.

     Pergunto sobre o produto e sou convidada a ir até a vendedora, que fica no seu posto de perguntas e vendas.

     _Prefere isto ou aquilo, na ausência do produto de consumo normal.

     Interessante observar que foi a primeira vez que fui nesse supermercado.

     Eu tinha algumas perguntas e respostas.

      _Estamos em período de desconforto. Precisamos saber como as pessoas se adaptam nessas circunstâncias, até porque aumentamos as vendas e, estamos nos esforçando para a eficiente distribuição dos produtos. Como observamos esse comportamento social, típico de uma zona de desconforto, e nesse caso, causado por uma pandemia, estamos aproveitando para conhecer melhor os nosso público.

     Interessante é observar que me pareceu aquele jogo das três bolinhas sob um chapéu, onde o dono das bolinhas pede para que se adivinhe onde fica a bolinha debaixo do chapéu, mas sem fins lucrarivos, mas apenas de pesquisa.

     Vamos às minhas opções:

     Produto 1: Um similar sem estoque, ou seja, poderia ser comprado apenas uma unidade do produto, e sem prazo de reposição, o que até me foi esclarecido:

     _Não somos nós as responsáveis pelas compras do departamento, muito menos somos responsáveis pela distribuição do produto.

     Produto 2: Um produto mais barato, com estoque, mas completamente desconhecido do meu paladar.

     _Bom, disse-me a moça: Se a senhora gosta de experiências com produtos desconhecido, o qual caso não goste, implicará em prejuízo certo, é uma opção. Mas caso a senhora seja daquelas que compra um produto para experimentar, e caso não goste, consuma até acabar para evitar o prejuízo, pode comprar, mas aviso que não há troca, pois a venda é absolutamente honesta.

     Produto 3: Um produto ligeiramente mais caro do que o preço habitual, nada que um bilhete de ônibus municipal não possa comprar, o qual tinha em estoque, e era uma opção descartadfa anteriormente pelo preço.

     _Pelo seu jeito, a senhora já consumiu este produto, mas está renitente porque ele custa uma passagem de ônibus municipal a mais do que o preço habitual. Este produto tem a vantagem de que a senhora não terá um prejuízo no sabor, embora pague um pouco a mais, o que será compensado pelo estoque e pela espera da reposição do estoque, é um conforto num período de desconforto.

     Depois disse que eu poderia ir ao local de compra de costume e perguntar pelo produto habitual, mesmo sendo dia de domingo.

     _Domingo é dia que se tem tempo, ou não se tem tempo, depende da possibilidade de cada pessoa.

     Pedi um motivo para todas essa pesquisa.

     _Adaptação, necessitamos de adaptações das mais diversas, e queremos saber das pessoas, para planejarmos os empreendimentos.

     Acreditem, depois de toda essa conversa, voltei ao caixa para pagar os pães, cuja moça esperava pacientemente pelo pagamento, enquanto houve o diálogo com a vendedora especialista.

     _Moça, grata pela paciência de me esperar!

     A moça disse que era a sua obrigação usar de cortesia para com osclientes, e que também já estava fechando o caixa.

     Grata pelo aprendizado, pelo atendimento, e pela generosidade da empresa com os consumidores dos seus produtos.

         

Nenhum comentário: