Inteligência de Supermercado / Crônica de Supermercado
Inteligência de um supermercado é o marketing.
Um ano inteiro mudando de marca pela falta e substituição de um determinado produto, parece que resolvi a charada.
É o marketing em campo, fazendo pesquisa com o consumidor.
Onde estou errada, já sei, mas parecia um problema que não era um problema de estoque ou compras. Era pesquisa.
Pergunto sobre o produto e sou convidada a ir até a vendedora, que fica no seu posto de perguntas e vendas.
_Prefere isto ou aquilo, na ausência do produto de consumo normal.
Interessante observar que foi a primeira vez que fui nesse supermercado.
Eu tinha algumas perguntas e respostas.
_Estamos em período de desconforto. Precisamos saber como as pessoas se adaptam nessas circunstâncias, até porque aumentamos as vendas e, estamos nos esforçando para a eficiente distribuição dos produtos. Como observamos esse comportamento social, típico de uma zona de desconforto, e nesse caso, causado por uma pandemia, estamos aproveitando para conhecer melhor os nosso público.
Interessante é observar que me pareceu aquele jogo das três bolinhas sob um chapéu, onde o dono das bolinhas pede para que se adivinhe onde fica a bolinha debaixo do chapéu, mas sem fins lucrarivos, mas apenas de pesquisa.
Vamos às minhas opções:
Produto 1: Um similar sem estoque, ou seja, poderia ser comprado apenas uma unidade do produto, e sem prazo de reposição, o que até me foi esclarecido:
_Não somos nós as responsáveis pelas compras do departamento, muito menos somos responsáveis pela distribuição do produto.
Produto 2: Um produto mais barato, com estoque, mas completamente desconhecido do meu paladar.
_Bom, disse-me a moça: Se a senhora gosta de experiências com produtos desconhecido, o qual caso não goste, implicará em prejuízo certo, é uma opção. Mas caso a senhora seja daquelas que compra um produto para experimentar, e caso não goste, consuma até acabar para evitar o prejuízo, pode comprar, mas aviso que não há troca, pois a venda é absolutamente honesta.
Produto 3: Um produto ligeiramente mais caro do que o preço habitual, nada que um bilhete de ônibus municipal não possa comprar, o qual tinha em estoque, e era uma opção descartadfa anteriormente pelo preço.
_Pelo seu jeito, a senhora já consumiu este produto, mas está renitente porque ele custa uma passagem de ônibus municipal a mais do que o preço habitual. Este produto tem a vantagem de que a senhora não terá um prejuízo no sabor, embora pague um pouco a mais, o que será compensado pelo estoque e pela espera da reposição do estoque, é um conforto num período de desconforto.
Depois disse que eu poderia ir ao local de compra de costume e perguntar pelo produto habitual, mesmo sendo dia de domingo.
_Domingo é dia que se tem tempo, ou não se tem tempo, depende da possibilidade de cada pessoa.
Pedi um motivo para todas essa pesquisa.
_Adaptação, necessitamos de adaptações das mais diversas, e queremos saber das pessoas, para planejarmos os empreendimentos.
Acreditem, depois de toda essa conversa, voltei ao caixa para pagar os pães, cuja moça esperava pacientemente pelo pagamento, enquanto houve o diálogo com a vendedora especialista.
_Moça, grata pela paciência de me esperar!
A moça disse que era a sua obrigação usar de cortesia para com osclientes, e que também já estava fechando o caixa.
Grata pelo aprendizado, pelo atendimento, e pela generosidade da empresa com os consumidores dos seus produtos.
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