Lugares Bonitos

Lugares Bonitos

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Sabedoria dos Humildes / Crônica do Cotidiano

A Sabedoria dos Humildes / Crônica do Cotidiano

clip_image002

Eram dois jovens com mochila e pouco dinheiro. Estavam no supermercado comprando pães recheados para a viagem, além de água e alguns tira-gostos.

Um virou-se para o outro, que provavelmente seria o seu companheiro de viagem, pois andavam em direção ao ponto de ônibus que dava acesso à rodoferroviária, e disse:

_A viagem será boa para mim. Ninguém sabe a tristeza que eu sinto no Natal. Todos os anos são do mesmo jeito, fico triste. Quero ver os fogos em Caiobá e a cantoria que os segue, depois passarei o final de semana em Matinhos. Eu não gosto de ficar triste enquanto todos estão alegres e comprando presentes e comendo as suas saborosas refeições.

O amigo disse para o queixoso:

_E o que é que tem de mal ficar triste no Natal? A história do Natal é triste, muito embora traga a esperança da humanidade.

O outro se surpreendeu com a reação do amigo, fazendo com que ele continuasse a explanação da sua visão de Natal:

_Pense bem, meu amigo. Um rei imagina que será sucedido por uma criança que está para nascer e manda matar todas as crianças que estão por nascer. Numa cidade pequena uma moça sonha à noite e acorda grávida no dia seguinte. Essa gravidez acontece numa época em que a medicina é precária. Hoje tem bebê que nasce depois de se nutrir através das paredes do estômago de uma mãe que não tem útero, e os exames contam a história com todos os fatos comprovados. Naquela época, foi uma situação difícil. Naquela cidade pequena, o noivo José sabia da vida, das saídas e dos bordados que a sua noiva Maria viva. Casaram-se e fugiram para um estábulo, onde o menino de nome Jesus nasceu. A alegria reside no fato em que conseguiram fugir das ordens do rei e o filho de Maria nascer saudável. O resto da história você conhece. Esse menino cresceu e modificou a história do homem, sendo o próprio Deus.

O outro concordou com a argumentação do amigo, mas e a tristeza dele, a que se devia, perguntou, sem saber onde o amigo queria chegar.

_Tem gente que, nessa época do ano, deixa que a emoção venha à tona. São pessoas que seguram as emoções o ano inteiro e, nessa época, todas as dificuldades enfrentadas ficam aos olhos do coração. Mas, depois passa. É questão de época, eu diria mesmo que se trata de uma tristeza sazonal.

O outro concordou. Era assim que se passava com ele, passava o Natal e, pronto, o seu mal estar melhorava. Para mudar do assunto de si mesmo, perguntou o que o amigo achava daquele filósofo que disse que tudo não passava de lenda.

_É alguém que perdeu a esperança no ser humano. A história é fato e, a teoria, na prática, não pode ser confirmada.

A conversa estava boa, mas, além de ficar quieta, ouvindo cada palavra dita com um carinho inexprimível, tive que vir embora, a caixa avisava que a fila tinha que andar.

5 comentários:

Henrique ANTUNES FERREIRA disse...

Yayámiga

A conversa estava mesmo boa, mas a fila tinha de andar. O Mundo tem de avançar, mesmo acabando com as boas conversas... Será assim? Deus queira que não seja.

Qjs

La Gata Coqueta disse...



Llena tu mente de bellos pensamientos y deja que ellos trabajen en tu corazón, pintando un interior de simpatía, para que aflore en el espejo tus ojos la más bonita de las sonrisas.

Esta frase es una cajita de paz llena de alegría, para despedir el año envuelta con cariño, sellada con una sonrisa y enviada con un beso, para cada uno de mis amigos.

¡Brindemos por un 2014 lleno de esperanzas e ilusiones!! Un abrazo y un Chin, Chin...

Atte.
María Del Carmen





Imaginário disse...

Na prática a teoria é funciona de outro jeito, mas vou-me com a sensação de que filas também podem ser boas.
Feliz 2014 !!
Gilson.

Sónia M. disse...

Muito bom!

Desejo que tenha uma excelente entrada no novo ano. Felicidades!

Abraço

Sónia

edumanes disse...


Amiga, tudo o que me deseja,
Para você também desejo
Onde quer que cada um esteja
Vamos dizer adeus ao ano velho
E dizer ao Ano Novo bom dia
Tudo de bom para você desejo
Muita saúde, paz, amor e alegria.
Abraços amiga Yayá
Feliz Ano Novo para você e sua família.
Eduardo.