Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Cada Um, O Seu Jeito…

A Cada Um, O Seu Jeito...mas tem que ser bem feito.
clip_image002
De todos os aprendizados deste ano, talvez, o mais interessante seja este que indica a crônica: A cada um, o seu jeito. Mas tem que ser bem feito!
Somos todos diferentes e, nem mesmo os mecânicos, começam a desmontar as peças pelo mesmo parafuso. Geralmente as peças de um automóvel têm mais que um parafuso. Este é um dos motivos pelo qual não me atrevo a consertar eletrodomésticos, o outro é pelo risco que tal tarefa pode apresentar. Para mim, geralmente sobram parafusos. Não é engraçado é incompetência de fato.
Gente tem humor e também é preciso entender o dia e o humor da pessoa ao executar a tarefa, mesmo que a tarefa seja mandar. Além disso, cada pessoa se defende de acordo com o que viveu, com a experiência adquirida ao longo dos anos e a esse fato chamamos pelo nome de gênio forte, gênio fraco, etc.
Nos dias de hoje, para que aumentemos a compreensão do ser humano, é preciso constatar através das estatísticas. Nesse mundo de filhos únicos a convivência por certo, é diferente. As crianças têm amigos, mas não sabem o que é ter irmãos ou não imaginam o tempo em que a roupa se transformava e a calça de brim coringa do mais velho acabava se transformando na bermuda do caçula. Imagino quando crescerem, com a referência familiar adulta, que eles terão perdido algo que a maioria de nós vivencia.
Todos têm uma vida real e uma vida virtual, é interessante quando você liga para alguém e pergunta se ela está livre e, ela te responde que não estava fazendo nada, estava na internet matando o tempo. Não é a realidade, é uma desculpa amável e bem educada. É melhor que se diga da maneira como uma amiga, ao telefone, me disse: _À noite, converso pela internet, de dia tenho tempo e para que possamos conversar à vontade me ligue entre tais e tais horas porque gosto de conversar com você. Perguntou-me sobre o meu horário e disse que não tenho horário fixo, mas ela ligou para mim assim mesmo e temos ótimas conversas. Cada um lida com o mundo virtual do seu jeito, talvez seja uma boa ideia para compreender o quanto somos diferentes, verificando a maneira como cada qual lida com o seu computador. Quem não tem computador também tem o seu jeito de lidar com a internet, conheço pessoas que reservam parte do seu dinheiro (gente adulta) para irem às Lan Houses à noite para conversarem em salas de bate-papo virtuais com amigos, colegas de trabalho e até mesmo criarem mensagens lindas. Com todo esse aparato cibernético não podemos nos esquecer de conviver realmente com as pessoas. Na minha cidade, todos perguntam a todos sobre os roteiros dos ônibus das linhas e das conexões, nesse caso o diplomata é o cobrador que nos tira de vários apuros. Todos os roteiros estão no site próprio, mas para quem está na rua, o cobrador e o motorista são os que sabem dos caminhos dos ônibus. Que fique claro que é exemplo e não tem a mínima conotação eleitoral, um ponto de vista.
Estou para divagações depois de aprender um novo método para lavar os panos de copa. Penso que é isso, a convivência é um aprendizado. Um aprendizado interessante, rio. Gostaria de compartilhar com você que quem me ensinou a fazer uma linda gola role de tricô foi uma ascensorista de elevador, tenho até pena de usar a tal blusa, quero preservá-la para quando for usar novamente poder dizer que fui eu quem fez a linda gola. Ah, se não fosse a ascensorista amiga que parou o elevador para me explicar como pegar os pontos na agulha circular... No entanto, ela me pediu que chegasse às seis e trinta da manhã para que ela pudesse me explicar corretamente, eu cheguei, acreditei, fiz a blusa. Gratificante!
Aprender com o próximo é bom, nos traz humildade e alegria ao constatar a boa fé do outro. Seja lá como for não perca a oportunidade de aprender com o próximo, seja sobre como lavar um pano de copa, seja uma gola de tricô, ou, ainda, pela internet, sobre blogues.

                                                FELIZ DIA DO PROFESSOR!

6 comentários:

  1. A experiência vai nos moldando com o tempo, ou melhor, lapidando. E cada brilho novo que em nós contemplamos descobrimos que fora obra de alguma alma boa que se dispôs a nos trabalhar, sem sequer perceber. Retribuir, nem sempre será para a mesma pessoa, porque os ensinamentos estão para todos.
    Muito boa a crônica de hoje, Yayá.
    Abraços. Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo!
    Que o professor seja respeitado e que respeite também seus alunos.
    Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. SER PROFESSOR

    Ser professor é ser artista,
    malabarista,
    pintor, escultor, doutor,
    musicólogo, psicólogo...
    É ser mãe, pai, irmã e avó,
    é ser palhaço, estilhaço,
    É ser ciência, paciência...
    É ser informação,
    é ser acção.
    É ser bússola, é ser farol.
    É ser luz, é ser sol.
    Incompreendido?... Muito.
    Defendido? Nunca.
    O seu filho passou?...
    Claro, é um génio.
    Não passou?
    O professor não ensinou.

    Ser professor...
    É um vício ou vocação?
    É outra coisa...
    É ter nas mãos o mundo de
    AMANHÃ

    AMANHÃ
    os alunos vão-se...
    e ele, o mestre, de mãos vazias,
    fica com o coração partido.
    Recebe novas turmas,
    novos olhinhos ávidos de
    Cultura
    e ele, o professor,
    vai despejando
    com toda a ternura,
    o saber, a Orientação
    nas cabecinhas novas que
    amanhã
    luzirão no firmamento da
    Pátria.
    Fica a saudade...
    a Amizade.
    O pagamento real?
    Só na eternidade.

    Feliz dia do PROFESSOR!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Uma linda reflexão sobre a vida das pessoas e admiração que merecem aqueles com quem aprendemos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nada como poder ensinar e aprender...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida

    Uma reflexão muito boa sobre as relações das pessoas nesta era de tecnologias avançadas, onde se vai perdendo tantas coisas que as pessoas faziam juntas e agora é atravéz de um monitor...sinais dos tempos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir

Amigos, fico contente de estarem aqui. O seu comentário é útil para todos os visitantes que os lerão, então dedos no teclado para deixar uma mensagem. Um abraço da amiga Yayá.