Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Outra Análise / Comentário Bíblico

Outra Análise / Comentário Bíblico 

     Vigiai e orai, disse o Senhor. Porque o mal não tem hora e é bom que estejamos preparados.
     No entanto, Ele pegou alguns discípulos dormindo e os advertiu.
     Ele disse "Vigiai" "e" "Orai".
     Vigiar é ficar de sentinela, montar guarda, saber que o mundo não dorme e, também, que aparece como um ladrão, um mau ladrão.
     Orar é ter consciência de que o Espírito é soberano sobre a carne e a sua condição de fraqueza. Orar é para fortalecer-se e não deixar que o mal domine.
     A impressão que se tem é que a civilização repete a época da decadência do chamado Império Romano. Roma ruiu com a segunda invasão dos bárbaros, não sobrou nada.
     Estudiosos, os quais leram por curiosidade Nostradamus, diziam, desde os primórdios do século passado, que os que vivessem no século XXI soubessem que a maneira de se praticar a religião mudaria muito neste século, que segundo eles, seria de decadência humana tão grande que equivaleria à ruína do Império Romano.
     Pode até ser superstição sem fundamento, mas a obrigação é vigiar e orar.
     Nessas duas atitudes não há uma prioridade, as duas atitudes são necessárias para que Cristo viva.
     Orar, conforme está escrito, é para conversar com Deus à sós, no quarto e esperar a resposta Dele.
     Vigiar é uma atitude externa. Os apóstolos dormiram na entrada do monte, quando deveriam estar atentos e com postura defensiva.
     Além de discípulos e seguidores, Ele tinha amigos e os visitava com gosto de vê-los.
     Os amigos Dele eram amigos fiéis, cordatos, sinceros e no tocante a esse sentimento muitas vezes revelado nas escrituras, não se entristeceram uns com os outros a não ser em caso de sofrimento, onde todos sentiam a mesma dor e auxiliavam-se mutuamente.
     Vigiar inclui saber que os amigos também sentem bons sentimentos e respeitá-los.
     O que se observa nos dias de hoje é a decadência dos valores habituais do ser humano e essa decadência, muito além de deselegante, leva à violência.
     Ora, se o outro não leva em consideração os valores da humanidade, necessários inclusive para a perpetuação da espécie, pois a perpetuação da espécie precisa de valores, no caso, humanos. Mas, se observarmos, os animais, respeitam alguns valores dentro da espécie de que é originário.
     O ser humano, capaz de expressar pensamentos, emoções e de tomar atitudes, não pode desprezar os valores primeiros pelo qual foi criado, o amor divino.
     A decadência dos valores leva à extinção da espécie através do ódio e das suas mazelas consequentes. 
     Os mecanismos de vigilância existem e por que não dizer que são humanos também.
     Quando há necessidade de se defender, ora-se para que um posicionamento não possa fazer nada além do que defender a quem precisa.
     É a metafísica intervindo a favor do ser humano.
     Existem algumas frases a esse respeito, mas ficam fora do contexto desse texto especificamente.
     O objetivo do texto é exatamente este, a de dizer que os valores fazem sentido, estão inseridos nas escrituras, mas que é necessário que se acredite nesses valores, que se ore por esses valores e que haja alguma defesa contra essa decadência, de certa forma prevista. 
     

Nenhum comentário: