Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Sintonia, Sincronia e Deus


Sintonia, Sincronia e Deus

     Imagine-se uma emissora de rádio. Para sintonizar uma emissora de rádio é preciso localizar os números da estação.
     A escolha de uma estação de rádio depende do seu humor para músicas e notícias e mesmo entre as notícias é possível escolher a emissora ou escolher a hora em que se sabe que determinadas emissoras divulgam as notícias diárias dependendo do tempo disponível para tal lazer.
     Às vezes liga-se o rádio e começa a tocar uma música que agrada e, outras vezes, exatamente o contrário e você muda de estação para procurar algo aceitável naquele dia. A isso se chama de sincronia.
     Deus está nessas escolhas, porque a maioria de nós possui um nível de espiritualidade capaz de buscar o bem e, temos então sintonia, sincronia e Deus.
     A sincronia e esse bem chamado Deus independem da sintonia, ou seja independe de se estar dentro de uma igreja - edifício.
     A sensação de sincronia com Deus pode se dar em qualquer lugar e horário, independente da religiosidade formada pela teologia, mas pelo bem imaterial presente na sua alma num determinado momento e, principalmente, à qualquer momento de forma inesperada.
     A sintonia com o bem e a prática automática do bem não incluem necessariamente a presença de Deus, pois pode ser uma atitude humana obrigatória como esperar o semáforo abrir para atravessar na faixa de pedestres.
     A sintonia e Deus volta e meia criam a sincronicidade dos fatos.
     Com o intuito de exemplificar, prefere-se a metáfora. Como metáfora pode exemplificar como um dia em que a mangueira da máquina de lavar louças se parte e gera um vazamento sobre a pia e a água quente que vaza quebra um xícara de cafezinho que estava para ser lavada dentro da pia num dia de geada e o contraste térmico parte a porcelana, cujos cacos entram no ralo da pia e, de uma vez só você tem que chamar o técnico da máquina de lavar louças e o encanador para desentupir o ralo, perdendo a saída para uma confraternização entre amigos.
     Você não pode sair e, depois fica sabendo que houve um assalto ao lado do local da confraternização, que a polícia veio e teve tiroteio e pegaram os assaltantes e, que sendo assim, a festa foi interrompida e meio à muita confusão.
     Aquele dia você não entende até hoje, mas se você fosse, você não tem a menor ideia de como seria e nem como você reagiria numa situação de estresse.
     Quando acontecem tais coisas, muitas vezes se diz que Deus interferiu.
     Existem sincronias que não têm explicação definida, simplesmente acontecem independentemente da sua vontade.
     Essas são as manifestações do inexplicado.
     A sintonia e a sincronia nem sempre se traduzem em acontecimentos bons. Você acorda cedo e vai até uma igreja e volta com preguiça de caprichar no almoço. Logo a preguiça, um mal conhecido da humanidade. 
     A sincronia e Deus, ou seja essa disposição boa para o dia a dia, geram a sintonia. Essa sensação de sintonia se traduz naqueles dias em que se vê todos os outros como irmãos, como pessoas voltadas ao bem e, nesse dia tudo acontece conforme o planejado de maneira intuitiva, nada cronometrado ou agendado.
     De maneira alguma se pode negar que tais fatos existam.
     Porém, quando tudo acontece ao tempo em sintonia, sincronia e voltado ao bem, não tente explicar, ou se vive tal coincidência ou não se pode crer.
     Tentatei usar metáforas. 
     A xícara de cafezinho quebrou e busca-se uma num supermercado, encontra-se uma amiga que há muito não se via, as ideias se renovam, uma moça que trabalha com degustação as convida para experimentar macarrão feito de pupunha com molho de tomate. Palmito em forma de macarrão? Sim, existe. Depois uma fatia de pão com requeijão acompanhado de um cafezinho. Gasta-se uma hora de supermercado entre conversa agradável e degustações. Por sorte as amigas tinham esse tempo livre para as compras.
     Nesse dia tudo dá certo, embora não fosse planejado.
     Agora suponha todos os fatos em ordem consequente.
     A busca pela rotina se faz necessária.
     Mas houve sintonia, sincronia e Deus.
     Entender é que é para muito tempo. Se é que será possível tal entendimento. No entanto, é possível e é interessante observar isto.
     Embora esse seja um texto inconclusivo, traz esperança a quem pensa que nada é capaz de surpreender, pois a vida é cheia dessas surpresas que dão ânimo ao espírito. Pronto.  
     

Nenhum comentário: