Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Absolutamente Diferente / Crônica do Cotidiano

Absolutamente Diferente / Crônica do Cotidiano

     Quando eu entrei na fila do caixa, a moça concluiu:
     _Aí eu fiquei com o gato.
     A caixa a olhava estupefata e eu olhei para as duas.
     _Posso lhe contar a história do gato?
     Imaginem a resposta, o sorriso e a expectativa para ouvir a história.
     Vamos a história à qual procuro ser fiel à narração:
     "Eu tenho duas gatas. Uma delas fica nervosa quando eu recebo visitas, é ciumenta. Essa gata praticamente não me deixa em paz enquanto eu recebo as visitas. A outra gata é muito braba. Por qualquer motivo ela arranha o sofá, briga com as cortinas, derruba os objetos de cima da mesa e, tudo isso porque é o jeito dela ser.
     Eu não queria mais nenhum animal de estimação em casa porque as duas gatas ocupam a casa inteira.
     Hoje, quando eu fui fazer algumas compras para deixar o jantar encaminhado, aconteceu algo diferente. Um bando de passarinhos atacava um gato e o bicavam impiedosamente. Eu espantei os passarinhos, peguei o gato no colo e andei algumas quadras pensando nas minhas gatas e procurei um bom lugar para deixar o gato.
     Numa praça , dessas praças pequenas, que existem nos bairros distantes, eu vi algumas crianças. Pensei que alguma delas possivelmente iria pegar o gato assim que eu o soltasse.
     O gato, no entanto correu para uma loja que fica no outro lado da praça. A dona da loja empurrou o gato pra fora da loja com os pés. Não pegou no colo e nem nada.
     Eu peguei o gato no colo novamente e saí dali.
     Andei mais algumas quadras para observar um lugar onde eu pudesse deixar o gato.
     Nesse meio tempo o celular tocou e eu coloquei o gato no chão para atender o telefone.
     O gato não saiu do meu lado e eu me sensibilizei.
     A lembrança das gatas me fez voltar à razão e eu andei mais um pouco.
     Vi que, numa rua, de todas as casas ouviam-se latidos e miados. Aí eu pensei que eu poderia deixar o gato ali e que logo ele arranjaria onde ficar.
     Soltei o gato no chão e ele, ao ouvir outros miados, miou também querendo se enturmar.
     Por um momento eu fiquei feliz.
     Ao ouvir o miado, apareceu um cachorro na rua e ele veio latindo e me pareceu que ele iria atacar o gato.
     Naquele instante tomei uma decisão. Olhei para o gato e disse:
     _Vamos para casa que agora você tem dona.
     É uma história difícil de acreditar, não é? Foi o que aconteceu. Ele já recebeu cuidados e ração.
     Eu estou surpresa por passar por tudo isso e por isso conto essa minha história."
     Eu não disse nada, fiquei boquiaberta com a narração.
     Em todo caso foi uma história interessante.

       

2 comentários:

Célia disse...

Uma narrativa que mostra bem o cuidado (ou a falta) que temos para com os animais!
Abraço.

Ivone disse...

Uma história interessante, eu quando menina adorava ouvir história, essa foi mesmo sem escolha, não teve jeito, o jeito foi ficar com o gato!
Amei ler querida Yayá!
Abraços apertados!