Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 8 de outubro de 2017

O Que Fica / Crônica


O Que Fica / Crônica

     O que e por que fica como uma das melhores lembranças desse ano um almoço se um local pequeno e acolhedor, cujo prato do dia era arroz de frango, feijão e legumes cozidos. Um refrigerante e um café pequeno.
     Já procurei essa resposta por meses à fio. Estava naquele dia resfriada e entrei naquele restaurante porque as portas laterais estavam abertas, parecia que arejava a gripe.
     Não sei o motivo pelo qual simpatizei com aquele lugar. Estava até mesmo sem fome, mas depois que o arroz chegou à mesa, almocei bem e me senti bem.
     A dona do lugar era de origem italiana e quando percebeu que o arroz estava sendo apreciado, o feijão também, disse que os legumes fariam bem.
     Eu lembro, que mesmo resfriada, respondi em tom de brincadeira:
     _A minha mãe também dizia isso.
    Ela ficou contente e disse que mãe é igual em todo lugar.
     Peguei alguns legumes para ser gentil, mas o que não sai da memória é o arroz de frango e o feijão.
     Pensando bem, para um ano inteiro, essa lembrança é muito especial.
     Pensando bem, o ano não acabou e até pode ser que boas histórias possam ser contadas, mas esse arroz de frango com queijo ralado gratinado em cima, para enfeitar o prato, vem à tona volta e meia.
     Esse almoço lembrado há mais ou menos seis meses, por certo que tem alguma subjetividade inserida, o difícil é descobrir o seu significado.
     Tirei o dia para pensar nesse arroz, pensei em Deus, pensei que poderia haver uma pitada de saudosismo, mas não é nada disso.
     Para ser explícita, o arroz veio numa terrina de ferro, algo parecida com uma frigideira, saído do forno, o feijão numa tigela individual e os legumes separados noutra tigela.
     Posso assegurar que não era risoto, era arroz com frango desfiado com um molho aguado de tomates e parmesão.
     Qualquer dia vou até lá novamente, mas novamente não será como foi aquele dia e qual será o dia de fazer aquele prato ignoro.
     Com esse texto, é a terceira vez que comento sobre o assunto nos últimos dias.
     É isso o que eu quero, mas não sei o que é. Isso é o que fica. 
      

Nenhum comentário: