Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sábado, 23 de setembro de 2017

Bullying, na Fase Adulta, é Tortura - Reflexão


Bullying, na Fase Adulta, é Tortura - Reflexão 

     A frase não é minha, mas me pediram para refletir sobre essa frase.
     Para refletir é preciso utilizar conceitos e nos servimos da internet para esses esclarecimentos, conforme os conceitos abaixo:

     Bullying: Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Fonte - Wikipedia
     Tortura: 
  1. 1.
    volta tortuosa, curvatura, dobra.
  2. 2.
    dor violenta que se inflige a alguém, sobretudo para lhe arrancar alguma revelação; suplício.
  3.   Fonte - dicionário da Web

     Posso concluir que o Bullying, na fase adulta, é uma tortura executada dentro de uma relação desigual de poder, sem fins objetivos,
     Posso concluir que, sob tortura, toda confissão é duvidosa.
     O Bullyng, enquanto tortura, visa a reação desfavorável do atingido contra os agressores, e isso faz com que a vítima acabe por retribuir a agressão e, em consequência da relação desigual de poder, seja considerada a vítima do Bullyng, o(a) agressor(a).
     Posso considerar que, alheias as imaturidades da juventude, na fase adulta, possa o Bullyng ser considerado tortura.
     As consequências para as vítimas do Bullying, os psicólogos não cansam de dizer.
     Mas eu tenho uma história interessante para contar.
     Certa vez eu encontrei com uma moça que eu não via há algum tempo e ela pediu para que me sentasse com ela e as amigas.
     Sentei-me e até mesmo as amigas dela ficaram constrangidas com o que ela disse. Como era de se esperar, eu fiquei aborrecida e saí de perto.
     Quando eu saí de perto, mas não do local onde estava.
     Sentei-me longe e a observei.
     Ela riu muito e pediu uma cerveja.
     Devo dizer que eu me senti bem por não tomar nada de álcool, porque a sobriedade me impediu de dizer coisas más e me sentir pior do que eu estava.
     Depois, ela tomou mais uma e mais uma. Enfim, acabou por tomar meia dúzia de garrafas de cerveja.
     O álcool subiu à cabeça. Ela começou a falar alto, tão alto que nem mesmo distante era impossível não ouvi-la.
     _Eu, eu é que deveria ter aquele sorriso cheio de esperança. Nunca ela! Por que é que eu tenho que vê-la se ela diz boa tarde e eu sei que a tarde é boa para ela?!
     Pensei comigo mesma, mais um pouco e eu vou-me embora daqui. Chega de vexame.
     Ela, de longe, olhava para mim e gritava que tinha se casado e que o ex-marido era um agressor, que ela protegia o filho dos cacetes que o marido dava. Dizia que tudo na vida dela tinha saído errado e que ela se sentia péssima como recepcionista e tratando bem um público nem sempre educado.
     Pensei comigo mesma: e eu com isso?
     Saí dali. Outro dia, quem sabe, o ambiente estivesse melhor.
     Passado algum tempo eu fui ao lugar, novamente.
     Olhei em volta e ela não estava por lá, um alívio.
     Eis que senão quando encontro com uma das moças que estava à mesa conversando.
     Ela veio conversar comigo.
     _Como vai você?
     Eu respondi que estava bem, mas com um sorriso magoado.
     Ao sorrir com mágoa, a moça se sentiu à vontade e disse:
     _Nós dissemos a ela que ela exagerou na bebida. Eu preciso dizer que você fez muito bem em não responder e se afastar da mesa. Ela é importante apesar de estar passando por uma fase difícil. Quando ela se recuperar, se você disser alguma bobagem, ela poderá se lembrar do que você disser.
     Enfim, é assim que o Bullyng funciona. Mas também é assim, que quando se aceita esse ambiente, você passa a ser torturado (a).
     Por gosto? Nem pensar.
     Existem tantos ambiente bons, conversas ótimas, amizades de conhecidos(as) que a gente encontra de vez em quando, que essas pessoas são dispensáveis numa convivência harmoniosa.
     Problemas são normais na vida das pessoas. O revanchismo ao Bullyng é uma atitude ineficaz e contraproducente, mesmo que a sua atividade seja menor que a do agressor(a).
     No que tange às vítimas, eu diria para observarem a vida dos agressores, mesmo que de longe. As vítimas perceberão que têm uma vida muito melhor que a deles, os agressores. Também acho que não é questão de poder, dinheiro, beleza, acho que é uma impossibilidade na vida do agressor possível na vida da vítima que os transtornam a ponto de praticarem o Bullyng, ou mesmo pelo prazer sadomasoquista, pelo qual os próprios agressores (as) encontram o caminho de sofrerem pelo que fazem.
     Eu não me nego a escrever o que sugerem, mas concordo que O Bullying, na fase adulta, é uma espécie de tortura.
     Levem as suas vidas, resolvam os seus problemas e sejam felizes.
     Agora, quanto ao meu sorriso, ele é discutido no livro: Mais do que um Carpinteiro, comum para os crentes e, sinceramente, ele é porque pensamos de forma diferenciada quando acreditamos no que lemos.
     Um bom final de semana à todos!
       

Nenhum comentário: