Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Sexta-Feira Santa / Reflexão

Sexta-Feira Santa / Reflexão

     Vejam o texto extraído da Bíblia , a profecia de Jotão: Juízes, 9, 6-15

     6Então, todos os cidadãos de Siquém e de Bete-Milo reuniram-se ao lado do Carvalho sagrado, próximo à estela de Siquém, e proclamaram rei a Abimeleque.

7Levaram esta notícia a Jotão, então ele subiu ao cume do monte Gerizim e exclamou ao povo com grande voz: “Ouvi-me atentos, ó ilustres cidadãos de Siquém, a fim de que Deus igualmente os ouça! 8Certa vez, as árvores se puseram a caminho para ungir um rei sobre elas. Disseram à oliveira: ‘Reina, pois, sobre nós!’ 9Entretanto, a oliveira declinou alegando: ‘Renunciaria eu ao meu azeite, com o qual se presta honra aos deuses e aos homens, a fim de me colocar por sobre as demais árvores para dominá-las?’ 10Então, as árvores dirigiram-se à figueira: ‘Vem tu, e reina sobre nós!’11Mas a figueira lhes ponderou: ‘Poderia eu abandonar minha doçura e a boa produção do meu fruto no tempo certo?12E as árvores partiram em busca da videira e a convidaram: ‘Vem tu, e reina sobre nós!’ 13Contudo, também a videira lhes afirmou: ‘Iria eu deixar de gerar meu vinho novo, que tanto alegra os deuses e os homens, a fim de erguer-me por sobre as demais árvores para governá-las?’ 14Sendo assim, todas as árvores rogaram ao espinheiro: ‘Vem tu, e reina sobre nós!’ 15Então, o espinheiro aquiesceu, mas advertiu as árvores: ‘Se de fato desejais ungir-me rei sobre vós, vinde e abrigai-vos sob a minha sombra. Caso contrário, sairá fogo dos meus espinheiros e devorará até os cedros do Líbano!’

     Essa foi a profecia de Jotão: o Rei ungido descansaria à sombra do espinheiro.
      Sexta-feira Santa é o dia em que nos lembramos do filho ungido por Deus: Jesus Cristo.
     A profecia de Jotão, o menor dos irmãos de Abimeleque, que escondendo-se da fúria de uma guerra insana.
     O espinheiro, infrutífero e inútil, fez-se instrumento da profecia.
     Jesus Cristo estava presente entre nós muito tempo antes de nascer.
     Estava entre os pequeninos conforme Jotão era pequenino e foi o único sobrevivente entre os irmãos de Abimeleque.
     No dia da cruxificação , houve um terremoto: Mateus 27, 50-54

     E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus
.

     O mundo era novo a partir de Jesus Cristo.
     Jesus Cristo vive desde sempre.
     A reflexão é do leitor.


Nenhum comentário: