Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sábado, 17 de janeiro de 2015

A Diferença

A Diferença

clip_image002

Na mesa ao lado os jovens conversavam e, as indiretas se sucediam.

_Dizem que ela está diferente, mas qual o quê? Vimos e ela está bem, com aspecto de bem estar. Pelo que ouvíamos ela deveria estar com o rosto contristado, reprovador de todos e contra todos. Esperávamos encontrá-la com jeito magoado, afinal, todos nós sabemos que ela sofreu. Até compreenderíamos o seu tom entristecido, se fosse o caso.

As indiretas se sucediam e José Reinaldo, irmão de Josefina ouvia, em silêncio.

_Penso que fomos estúpidos e, em algum momento, ela foi atingida pela nossa estupidez. Mas não foi por mal. Se for essa a questão, até mesmo, pedimos desculpas.

José Reinaldo era de pouca conversa e mudou o canto do sorriso da boca, calado.

_Também não quero julgar, mas ela não se veste como quem está de luto. As roupas são coloridas e normais. Até que ela está ajeitadinha.

José Reinaldo não era de falar, mas abriu a boca.

_Podem parar com as indiretas. Ela é cristã. Vocês não entendem como eu também não entendia. Eu entendo vocês porque eu sou como vocês. Exatamente como vocês. Eu me sinto bem com esses nossos valores de fé. Ela também se sente bem.

A outra mesa parou para ouvir o José Reinaldo falar o que tinha para dizer.

_Ela mudou a maneira de pensar, mas não foi por culpa de ninguém. Houve uma espontaneidade nisso, foi tudo muito natural. Para que serve essa culpa toda gente? Se ela não os pode perdoar é porque não está magoada com vocês. Se, para ela está bem, para mim, melhor.

A outra mesa revidou:

_Ela mudou as atitudes.

José Reinaldo olhou seriamente para os conhecidos:

_Sim, ela mudou as atitudes. Mas ninguém perguntou o porquê dessa mudança. A história de cada um é diferente e, a dificuldade, faz com que todos mudem de atitudes. Estamos em constante evolução e modificamos os nossos comportamentos, esse é um valor intrínseco à vida.

Eles quiseram saber que mudança era aquela.

José Reinaldo disse que, fosse o que fosse o que mudara de fato foram as respostas, porque as dificuldades continuavam aparecendo e, a grande diferença eram as respostas escolhidas às questões.

_Nenhuma resposta é semelhante àquelas anteriores. De jeito nenhum eu digo que as respostas anteriores estavam erradas, mas as novas respostas são igualmente pertinentes. Em resumo, as novas respostas não me aborrecem, mas sei que são e serão diferentes das anteriores.

As pessoas da mesa disseram que não entenderam.

_Eu entendo, ela é da minha família e chega de falar de quem é da minha família.

Os conhecidos olhavam para ele com estupefação.

_Está tudo bem com você?

Ele disse que estava. Despediu-se dos conhecidos e foi para casa pensando como é difícil a compreensão entre pessoas tão próximas, ciente que nada mais tinha a dizer.

Estava tudo dito e incompreendido.

Um comentário:

Unknown disse...

Muitas vezes é difícil uma aproximação e entendimento entre as pessoas porque não sabemos viver com tolerância e respeito.
Cada pessoa cuida da sua verdade.