Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Universitário / Crônica do Cotidiano

Universitário / Crônica do Cotidiano

clip_image002

Estava eu saboreando o meu café numa panificadora.

Próximo estava um estudante universitário. Carregava consigo livros e pastas indicando as atividades escolares. Olhava para a rua.

Para ser exata, eu nem havia notado a presença do jovem até que ele disse:

_A corja passou. Eu posso pegar o ônibus.

A frase dele foi espontânea e em voz audível.

Os fregueses olharam para ele.

A balconista disse ao gerente que todos os dias ele toma essa atitude. Pega o ônibus depois que um grupo de jovens desce do ônibus.

O universitário vira-se para o gerente e diz:

_Não adianta. Eles são arruaceiros e quem se mete com eles arranja confusão. Eu quero estudar. Para estudar eu pego o ônibus depois que eles a descem do ônibus.

A balconista reclama com razão sobre o tipo de vida que os jovens levam hoje em dia.

O jovem responde que essa é a realidade. A realidade do mais forte. Conta que quem reclama dessa turma nem pega o ônibus para ir à faculdade.

O pior é que ele se esconde todos os dias na panificadora até que os arruaceiros do bairro dele saiam do ônibus.

_Eles são vingativos. A gente não consegue argumentar com eles. Daqui a alguns anos eu estou formado e a situação estará resolvida. Seremos todos adultos e essa má fase deles passa.

A corja, pelo que avistamos da panificadora, é uma turma que anda sempre unida e sai em grupo.

Eu sei que a turma dobrou a esquina e ele foi para o ponto de ônibus.

Todos nós, que estávamos na panificadora, ficamos estarrecidos com a situação e com o comportamento do jovem que não faz parte da turma.

Ninguém disse nada a ele, mas sabemos que isso não é bom.

De repente, nem sei mais o que escrever.

Nenhum comentário: