Loading...
Loading...

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sabedoria Popular /Crônica do Cotidiano

Sabedoria Popular / Crônica do Cotidiano.clip_image003
A sabedoria popular tem umas ilações sobre a vida que cabem em qualquer bolso, são divertidas e nos fazem pensar.
Um homem, simples e sem formação acadêmica, comentava sobre o time do Coritiba com um colega, também humilde e sem grandes estudos.
_O técnico pode saber mais do que eu e ter estudado muito, mas não é Deus. Tem time que ganha e time que perde e o resultado do jogo não depende da formação do técnico.
Aquilo soou aos meus ouvidos, deu voltas e se transformou em conhecimento.
O que alguns chamam de imprevisto outros chamam de “vontade de Deus”, mas é fato, o conhecimento não ganha jogo de futebol.
Acredito que ele tenha mágoa dos estudos não feitos, porque a grande maioria dos adultos que não terminaram o ensino básico carrega essa tristeza no peito; aquele homem também.
Mas, esse homem tem a noção e a percepção constante do seu desconhecimento e, mesmo desconhecendo as circunstâncias que o cerca, ele conseguiu ter sabedoria para constituir a família dele.
Com a aliança de casado no dedo anular esquerdo, naquele desconhecimento das coisas, ele conseguiu se virar.
Oculta na frase dita estava à certeza de que quem tudo sabe, ou seja, para ele, Deus, supriu a sua falta de estudo, pois havia conseguido muito na vida, quase tudo, menos que o seu time, o Coritiba, fosse campeão do Campeonato Nacional da primeira divisão.
Assim, mesmo tendo uma imensa coleção de livros, o minuto seguinte é uma surpresa. Na vida de cada um, não importando quem, onde e por que.
Por que é assim? Não sabemos.
Talvez por isso, alguns de nós tenha escolhido serem bons apenas bons.
clip_image003[1]

2 comentários:

MARILENE disse...

Muitos ditados populares que ouvimos desde a infância aplicam-se às situações modernas. Pessoas de grande simplicidade e nenhum estudo conseguem sabedoria enfrentando as dificuldades e aprendendo com elas. Há uma grande diferença entre ser sábio e ser culto. Bjs.

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Obrigado por esta partilha que me parece ser muito importante para todos.
Ter estudos não quer dizer bem educado nem tão pouco sábio.
Existem pessoas simples e sem estudos que se expressam de modo mais claro que muitos doutores. A sabedoria do povo.
Deus responde quando o homem já não tem respostas.