Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Gente Boa

Gente Boa

clip_image002

Manoel pegou o seu carro importado e estacionava em frente à loja de frutas, cuja banca estava exposta na calçada, quando o motoboy o abordou:

_Amigo, eu sou entregador das pizzas da Pizzaria Deixa Comigo. Sou honesto, trabalhador, vivo do que ganho. Às vezes me sinto enganado por ser como eu sou.

Manoel estava com a porta entreaberta, como quem está para sair do veículo e ouviu o jovem, que estava sério e humilde.

_Ontem à noite, na saída da pizzaria esqueci-me de pegar o vale combustível. Estou me dirigindo até lá agora e peço emprestado um real e cinquenta centavos para abastecer com um mínimo de combustível.

Manoel achou razoável o pedido do motoboy, mas não tinha moedas. No bolso dele havia uma nota de dois reais. Ele tirou a nota do bolso e passou ao motoboy, que o olhava com uma seriedade comovente.

Ao receber a nota de dois reais o motoboy agradeceu dizendo:

_Amigo, eu sou tão honesto quanto o senhor. Eu sei da sua honestidade pelas suas conversas na pizzaria da rua ao lado, e, por conhecê-lo de vista é que me dirijo ao senhor para pedir auxílio. Estou sem combustível e essa é a minha realidade. Como o senhor, trabalho pelo bem de toda a coletividade e quero o bem de toda a população.

De dentro do automóvel se ouviu a concordância:

_Eu sei amigo.

O motoboy, antes de ir embora, ainda argumentou:

_Amigo, a vida é difícil. Às vezes a gente se atrapalha e acontece de ficarmos sem combustível. O que importa é saber que tanto eu quanto o senhor somos honestos e fazemos o bem. Peço que não encare esses dois reais como esmola, porque não o é. Eu sou homem de nem e estou pedindo emprestado.

Dito assim o motoboy acenou e foi-se embora.

Há uma multidão de pessoas honestas por esse mundo afora. Há por que se acreditar na vida...

2 comentários:

Célia disse...

Honestidade e sobrevivência... situações emblemáticas de se confrontar!
Abraço.

Eloah disse...

Espero que sim!Passei por uma situação esta semana que me faz desconfiar de quem não conheço.Como sempre bela crônica.Boa semana! Bjs Eloah