Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ouvindo Alunos / Crônica de Supermercado

Ouvindo Alunos / Crônica de Supermercado

clip_image002

Ah! Esse supermercado, que eu amo e que me deixa mais sábia a cada dia que passa.

Hoje foi o dia dos alunos, encontrei alunos que estão pensando nas férias do final do ano. Não teve brincadeira, nem nada. Eles contavam dos seus professores pelo nome e descreviam o comportamento de cada um deles.

Teve uma moça que contou a sua história. Disse ela que a colega que senta no meio da sala é a protegida da professora. Ela é disposta a questionar as situações e chamou a professora para comer um sanduíche na hora do recreio.

Conversou sobre temas variados até chegar à pergunta, que, para ela, deveria ser feita.

_Professora, com todo o respeito que a senhora merece da minha parte e, agradecendo a sua boa vontade em estar aqui, eu preciso fazer uma pergunta. Por que a senhora protege a Clarissa?

A professora disse que não se lembrava de proteger a Clarissa.

A moça descreveu todas as situações nas quais ela via a Clarissa recebendo mais atenção do que ela.

A professora, segundo a moça da fila, então respondeu:

_Eu não havia percebido que paparicava a Clarissa, mas agora percebo que você tem razão.

A moça, pensando ser esperta, então perguntou o motivo da paparicação.

A professora respondeu:

_Eu a paparico porque gosto dela, do jeito como ela apresenta os trabalhos e as pesquisas, merece ser paparicada.

O amigo, que estava ao lado dela, disse que com ele a situação era o avesso da dela.

_O meu professor implica comigo. Eu fui reprovado por dois anos consecutivos e ele se negava a dar uma explicação. No segundo ano descobri as respostas ideais sob o ponto de vista dele, que se aproveitou dos temas discursivos para criar as complicações nas respostas. Eu descobri, decorei e passei.

A amiga, que gostava mesmo de questionar os outros, perguntou:

_E hoje, como você se sente em relação a ele?

Agora era a vez desse seu amigo de fila responder.

._Hoje eu me sinto muito bem em relação a ele, pois cada vez que algum outro professor menciona a matéria, as respostas vêm automaticamente, as respostas estão prontas como se fossem tabuadas na ponta da língua. Eu encontro e converso amigavelmente com ele. Eu tenho outros professores e estou bem nos estudos.

A moça ainda não entendia como poderia haver fatos tão diferentes na mesma escola.

Ele pegou umas garrafas de refrigerantes para estudarem juntos logo após a saída das compras.

Hoje os jovens estavam para a intelectualidade. Bom saber.

2 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Muito interessante estes diálogos mesmo próprios dos adolescentes.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Unknown disse...

Saber ser professor é o principal para que nenhum dos alunos se sinta discriminado.
Nem todos os alunos tem a mesma capacidade e alguns lutam com graves deficiências. Se o professor não os
ajuda e incentiva está mal.
Um bom professor deve ser como um pai que é igual para toda a família...