Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 29 de setembro de 2013

Papo Oblíquo

Papo Oblíquo

clip_image002

Duas colegas se encontram doze anos depois de terem deixado o emprego. Giovanna e Celina.

Giovanna se lembra de Celina pelo nome e pela personalidade da outra. Celina lembra vagamente de Giovanna. Depois que a Giovanna assumiu o seu posto na diretoria, elas deixaram de conversar, ficando as conversas restritas aos assuntos da empresa.

Agora as duas estão com postos iguais na nova empresa.

Celina fala da empresa anterior e diz à Giovanna que faz tempo que elas se conheceram e, depois perderam o contato; precisam conversar de novo para saberem uma da outra.

Giovanna assume a antiga postura e diz:

_Agora você é do nosso grupo. Você acaso pensa que as nossas outras amigas se esqueceram de você? Está muito enganada. Todas nós queríamos nos reencontrar com você. Você se lembra delas?

Celina diz que se lembra de toda a turma, assim como também se lembra das dificuldades do antigo emprego.

Giovanna diz que era o gerenciamento do pessoal que não correspondia às expectativas.

Celina lembra à amiga que estão ambas em um novo emprego e diz que ela não era da diretoria. Diz que está contente nesse ambiente de trabalho e que não quer comentar sobre a empresa anterior.

_E as nossas amigas? É bom que nos vejamos todas.

Celina diz que é bom rever a todas elas, mas por que conversar sobre ambiente de trabalho ao invés de conversar assuntos bons, e, depois, aquele tempo já passou.

_Podemos conversar sobre as nossas atividades hoje. Somos mais experientes, temos uma nova perspectiva de vida, mudamos.

Giovanna conta que algumas das amigas continuam na antiga empresa.

Celina se ri da situação. De certa forma, a Giovanna trouxe todo o grupo de amigas daquele tempo. Era bom conversar com ela. A proposição de Celina, no entanto, a deixa numa situação de ter que tomar uma posição. Ela está bem no novo emprego e se desenvolveu, estudou, é uma pessoa decidida e, não poderia deixar que a Giovanna assumisse toda a situação sobre emprego e amigas tangentes à sua vida.

Celina reflete e diz à Giovanna que quer rever as amigas, mas sem colocar os assuntos de trabalho como ponto de interferência nessas amizades.

Giovanna concorda com Celina, mas diz:

_Amiga, agora estamos juntas de novo. Eu não disse a você naquela época, mas eu queria estar ao seu lado desde aquele tempo.

Celina está feliz com a conversa, é bom ser lembrada daquele jeito, numa situação igual. Celina conciliará a situação de acordo com as suas possibilidades. Não faz parte do seu plano voltar para a antiga empresa e não tem certeza quanto à Giovanna, pois ela pertenceu à diretoria e, ela, Celina, não.

Giovanna gostou de se reencontrar com Celina, mas é ainda plena de planos.

Entrelinhas uma se diverte muito com a conversa da outra nas horas de folga. Sinal que os tempos foram bons.

2 comentários:

Unknown disse...

É sempre bom se ter com colegas da antiga, eu por exemplo sempre me encontro com os colegas que por sinal estão aposentados também, e, as conversas são sempre atuais e com lembranças dos nossos dia a dia enquanto na ativa.
Deixou um pouquinho de quero mais.
Abraço

Penélope disse...

Se temos que reviver que seja sempre os bons tempos... Muito bom!!!