Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saída Quente / Crônica de Supermercado

Saída Quente / Crônica de Supermercado

clip_image001

Hoje fui ao supermercado torcendo para encontrar-me com a crônica. Quero escrever textos longos e a crônica me ajuda nesse contato virtual agradável.

Entrei e fui direto pegar os pães. Fila pequena, nada de novo além do frio que chega e as ofertas do dia.

Fui para a fila do caixa. Alguém dizia algo interessante. Comentava sobre a exposição dos quadros com um toque de cinismo, dizendo que com dois ou três toques de pincel, faria com que o quadro que não a agradava se transformasse numa obra de arte.

Gostei do assunto porque também fui à exposição e o quadro em questão magoava a arte demonstrando a falta de conhecimento do artista. O quadro precisa de retoques, ou, a meu ver, uma demão de tinta branca apagando o detalhe que o estraga. Ao invés do tom de crítica, que poderia se revelar, evidenciava a falta de gosto na paleta de cores. Não adiantaria descrever o quadro porque quem o observou não o disse ao artista e seria uma indelicadeza dizer algo sob o meu ponto de vista (daquilo que não conheço o suficiente não o digo) e, sendo assim, o critério de valor à obra é indevido.

O papo da fila estava bom para os arteiros de plantão. A fila seguiu em direção ao caixa e o tempo passou depressa.

Quase antes da senhora, que estava alguns fregueses à minha frente, ser chamada pelo painel para se dirigir ao caixa, ela vira-se para o marido e diz:

_Amor, você desligou a panela de pressão? Eu estava cozinhando pinhões quando fui me arrumar para sair.

O marido disse que não porque ele pensou que ela tivesse desligado.

Houve um entreolhar acusativo entre ambos.

Fila é bom porque todos participam da conversa e o que estava logo atrás dela e do respectivo cônjuge, tranquilizou-os:

_Não se preocupem, pois se a panela queimou, um vizinho sentiu o cheiro e chamou os bombeiros. Eles arrombaram a porta do seu apartamento e desligaram o fogão. Vocês terão talvez, que pagar para a companhia de gás, para religá-lo para vocês. Preparem-se para chamar alguém para arrumar a porta e pagar a diária de um hotel na noite de hoje. Não é bom dormir com o apartamento aberto nos dias de hoje.

O casal parou de se acusar compressa de passar as suas compras no caixa. Ficaram pálidos e pareciam tremer. Ela mais que ele. Pagaram a conta e foram embora, apressados.

Agora, cá entre nós, e agora o tom é de recomendação:

_Todos sabem que não se deixa as panelas no fogo para sair. Todos sabem que é obrigação de quem cozinha ficar na cozinha até que o alimento esteja pronto. Cozinhar não permite que você faça outra atividade em conjunto. Para os momentos de espera de cocção dos alimentos liga-se o rádio. Televisão na cozinha pode ser motivo de sal a mais e açúcar de menos, pelo menos eu penso assim.

Esses fatos preocupam porque podem acontecer em qualquer lugar e com qualquer um que acha que sairá tão rápido que o bife esperará por ela na frigideira.

Até agora estou torcendo para que não tenha acontecido nada de ruim com a panela de pressão deles.

Quanto ao quadro, lerei sobre o assunto para aprender o que eu não sei.

6 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola amiga YAYÀ,mas faz um tempão que não nos visitamos,sem nem saber o porque deste afastamento,entrei hoje na tua casa para novamente apreciar tuas excelentes postagens.Esperando que lembres de mim,aqui deixo meu boa-noite e meu grande abraço.SU

XicoAlmeida disse...

Olá Yayá,
Já tinha saudades de voltar e deliciar-me com as fotografias escritas que tão bem tira do quotidiano.
Simples e abrangente e que por nossos passam a todo o instante sem darmos conta.
Gosto muito,
Um abraço.

aluap disse...

Penso que uma das características mais relevantes do espírito popular é a má-língua (não a má língua do dizer mal, mas a da malícia quase ingénua, a do apimentar as conversas).
Achei espirituosa e engraçada a intervenção de quem estava atrás do casal que deixou a panela de pressão ao lume.
Deliciei-me com esta “peça” e espero que o casal tenha sobretudo encontrado o apartamento tal como o deixaram e de certeza que não voltarão a sair sem que o alimento esteja pronto. Digo eu!
Abraço, bom fim-de-semana e boas crónicas;)

Unknown disse...

Fica a dica rs

Beijos meus!!

Magia da Inês disse...

¸.•°❤❤⊱彡

Nossa!!!
Como você escreve bem!
Toda vez que venho aqui tenho uma leitura agradabilíssima... eu também gostaria de saber escrever.

Bom fim de semana!
彡❤❤ Beijinhos do Brasil

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Yayá
Já passei por esse sufoco, a sorte que minha mãe tem a chave da minha casa, e mora na mesma rua que eu. Ela foi lá em casa e desligou o fogão.
Bjux