Lugares Bonitos

Lugares Bonitos

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saída Quente / Crônica de Supermercado

Saída Quente / Crônica de Supermercado

clip_image001

Hoje fui ao supermercado torcendo para encontrar-me com a crônica. Quero escrever textos longos e a crônica me ajuda nesse contato virtual agradável.

Entrei e fui direto pegar os pães. Fila pequena, nada de novo além do frio que chega e as ofertas do dia.

Fui para a fila do caixa. Alguém dizia algo interessante. Comentava sobre a exposição dos quadros com um toque de cinismo, dizendo que com dois ou três toques de pincel, faria com que o quadro que não a agradava se transformasse numa obra de arte.

Gostei do assunto porque também fui à exposição e o quadro em questão magoava a arte demonstrando a falta de conhecimento do artista. O quadro precisa de retoques, ou, a meu ver, uma demão de tinta branca apagando o detalhe que o estraga. Ao invés do tom de crítica, que poderia se revelar, evidenciava a falta de gosto na paleta de cores. Não adiantaria descrever o quadro porque quem o observou não o disse ao artista e seria uma indelicadeza dizer algo sob o meu ponto de vista (daquilo que não conheço o suficiente não o digo) e, sendo assim, o critério de valor à obra é indevido.

O papo da fila estava bom para os arteiros de plantão. A fila seguiu em direção ao caixa e o tempo passou depressa.

Quase antes da senhora, que estava alguns fregueses à minha frente, ser chamada pelo painel para se dirigir ao caixa, ela vira-se para o marido e diz:

_Amor, você desligou a panela de pressão? Eu estava cozinhando pinhões quando fui me arrumar para sair.

O marido disse que não porque ele pensou que ela tivesse desligado.

Houve um entreolhar acusativo entre ambos.

Fila é bom porque todos participam da conversa e o que estava logo atrás dela e do respectivo cônjuge, tranquilizou-os:

_Não se preocupem, pois se a panela queimou, um vizinho sentiu o cheiro e chamou os bombeiros. Eles arrombaram a porta do seu apartamento e desligaram o fogão. Vocês terão talvez, que pagar para a companhia de gás, para religá-lo para vocês. Preparem-se para chamar alguém para arrumar a porta e pagar a diária de um hotel na noite de hoje. Não é bom dormir com o apartamento aberto nos dias de hoje.

O casal parou de se acusar compressa de passar as suas compras no caixa. Ficaram pálidos e pareciam tremer. Ela mais que ele. Pagaram a conta e foram embora, apressados.

Agora, cá entre nós, e agora o tom é de recomendação:

_Todos sabem que não se deixa as panelas no fogo para sair. Todos sabem que é obrigação de quem cozinha ficar na cozinha até que o alimento esteja pronto. Cozinhar não permite que você faça outra atividade em conjunto. Para os momentos de espera de cocção dos alimentos liga-se o rádio. Televisão na cozinha pode ser motivo de sal a mais e açúcar de menos, pelo menos eu penso assim.

Esses fatos preocupam porque podem acontecer em qualquer lugar e com qualquer um que acha que sairá tão rápido que o bife esperará por ela na frigideira.

Até agora estou torcendo para que não tenha acontecido nada de ruim com a panela de pressão deles.

Quanto ao quadro, lerei sobre o assunto para aprender o que eu não sei.

7 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola amiga YAYÀ,mas faz um tempão que não nos visitamos,sem nem saber o porque deste afastamento,entrei hoje na tua casa para novamente apreciar tuas excelentes postagens.Esperando que lembres de mim,aqui deixo meu boa-noite e meu grande abraço.SU

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga
Vim para lhe dizer que não me esqueci de ti, nem deste lindo cantinho, peço desculpas pelo meu silencio, mas tem sido por conta da vida, que em certas vezes nos pede um pouquinho de tempo para ela mesma. Vida que apesar de nos trazeres muitos desafios a desvendar, nos trazer a serenidade de te viver com muita alegria, paz e amor.
Peço desculpas pelo recadinho montadinho, eu queria muito passar pelo seu cantinho para e ficar por mais tempinho e desfrutar do aroma deste lindo lugar, pode demorar um pouquinho, mas voltarei.
Tenha uma linda tarde coberta de muita paz e Amor!
Com carinho
Abraço amigo
Querida amiga se poder venha conhecer o meu site. http://www.mariaalicecerqueira.com.br/
O meu muito Obrigado de todo o meu coração. Que Deus os abençoe!

XicoAlmeida disse...

Olá Yayá,
Já tinha saudades de voltar e deliciar-me com as fotografias escritas que tão bem tira do quotidiano.
Simples e abrangente e que por nossos passam a todo o instante sem darmos conta.
Gosto muito,
Um abraço.

aluap disse...

Penso que uma das características mais relevantes do espírito popular é a má-língua (não a má língua do dizer mal, mas a da malícia quase ingénua, a do apimentar as conversas).
Achei espirituosa e engraçada a intervenção de quem estava atrás do casal que deixou a panela de pressão ao lume.
Deliciei-me com esta “peça” e espero que o casal tenha sobretudo encontrado o apartamento tal como o deixaram e de certeza que não voltarão a sair sem que o alimento esteja pronto. Digo eu!
Abraço, bom fim-de-semana e boas crónicas;)

♥cinderela♥ disse...

Fica a dica rs

Beijos meus!!

Magia da Inês disse...

¸.•°❤❤⊱彡

Nossa!!!
Como você escreve bem!
Toda vez que venho aqui tenho uma leitura agradabilíssima... eu também gostaria de saber escrever.

Bom fim de semana!
彡❤❤ Beijinhos do Brasil

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Yayá
Já passei por esse sufoco, a sorte que minha mãe tem a chave da minha casa, e mora na mesma rua que eu. Ela foi lá em casa e desligou o fogão.
Bjux