Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Para Pensar / Filosofando

Para pensar

clip_image002

Discordar do filósofo compete a quem o lê e segue princípios e normas diversas do pensamento cujo tema é objeto da discussão.

Certamente, em todo e qualquer estudo encontramos pontos de convergência e pontos de divergência com o ponto de vista de quem o estuda.

Claro fica que, ao se discordar completamente de um filósofo, provavelmente indica que se é adepto de outro, porque existem filósofos antagônicos, que, ao discutir a filosofia de vida, seguem-na de maneira tão divergente que a resposta possível é apoiar ou renegar as ideias de um em favor de outro.

Interessante é, porém, observar os recursos de linguagem usados como se algum escritor pudesse escolher o seu opositor de ideias. Assim, a oposição nominada e escrita em um determinado pensamento filosófico, é analisada de forma mais abrangente do que apenas a escrita formal do mesmo com seus pensamentos e as suas críticas direcionadas a este ou aquele outro estudioso sobre o tema que discorre o seu discurso.

Penso que para se ler um pensador à nossa livre escolha, porque a filosofia acredita na liberdade de expressão e toda a responsabilidade vinda dessa escolha. São necessários critérios universais a leitura atenta do pensador.

O primeiro critério é situar o autor dentro da sua época, no seu contexto histórico e no seu contexto socioeconômico, sem menosprezar as condições naturais do próprio pensador.

O segundo critério é consequente do primeiro e, se trata de se conhecer os pensadores antecedentes, ou seja, por quais meios ele chegou a filosofar para depois se reconhecer os seus contemporâneos que são aqueles pensadores com os quais o filósofo conviveu, era amigo ou rival.

O terceiro é verificar se não houve a escolha proposital do filósofo em determinar o pensador ao qual se punha. A escolha do debatedor determina um diálogo estudado, enquanto que o pensamento se opõe às ideias, nunca às pessoas. Através das ideias escritas pode-se determinar a real oposição a que se refere o texto.

O quarto e necessário critério ao se ler um filósofo, é determinar sobre a possível intenção ao escrever aquele texto com aqueles pensamentos; para tanto o conhecimento da sua biografia é um instrumento de grande utilidade. Por que ele usou esta ou aquela frase, quando poderia se expressar de maneira diferente para manifestar o mesmo pensamento. Essa é a análise da pessoa do filósofo enquanto ser humano.

Penso que é essa a disposição correta ao se ler filosofia como leitor, quando não se tem uma necessidade científica de discutir algum aspecto da sua obra ou comparar o pensamento entre dois pensadores.

Boa leitura a todos!

4 comentários:

Giancarlo disse...

Un felice week end per Te...ciao

Unknown disse...

Yayámiga

Excelente texto que nos faz pensar profundamente. Na verdade há coisas nas quais o cidadão se deve debruçar e que implicam nós todos e em qualquer parte deste desgraçado Mundo Obrigado querida Amiga; adorei.

Entretanto é com muita estranheza que constato que deixaste de ir à nossa Travessa há bastante tempo.

Por isso interrogo-me uma vez mais. Ofendi-te? Insultei-te? Tratei-te mal? Creio que não. Mas mesmo assim e por via das dúvidas, peço-te desculpa se por acaso o fiz.

Como sempre espero-te na nossa Travessa e que faças um comentário. Talvez não gostes de contos policiais muito menos dos que também metem sexo.

Mas, por favor, dá-me a tua opinião sobre se gostas ou se não gostas, o que te agradeço.

Qjs

Henrique

Artes e escritas disse...

Prezado Henrique, não houve nada. Sem caraminholas, por favor que visitarei o seu blog assim que o tempo me der folga. Um abraço para você e uma feliz semana para o Giancarlo. Um abraço, Yayá.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Yayá
Filosofia para mim é um dos estudos mais difíceis, são várias as correntes, e muitas vezes nos identificamos com várias delas, o melhor é fazer uma peneirada e ficarmos com as idéias que mais nos satisfazem.
Bjux