Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Modernos, Pero No Mucho

Modernos, Pero No Mucho
clip_image002
A mãe vivia dizendo para a filha desmanchar o namoro:
_Filha, ele tem 20 anos e você também. Ele não passa de um guri pançudo, ganha dois salários mínimos por mês no estágio da faculdade. Ele tem que se fazer para vocês montarem uma família. Você é outra que faz estágio, aguarde um tempo. Pare para pensar e veja se vale a pena continuar namorando tão seriamente. Vocês são jovens e podem sair para se divertir. Não leve a vida tão a sério por enquanto.
A filha dava de ombros. O namorado era bonito, fiel e apaixonado. Ela também. O que mais ela poderia querer da sua juventude. Namoro moderno com viagens e noites fora de casa, adulta e responsável com os estudos. Ele também na mesma medida tinha muito valor pessoal.
Namoro moderno? Descuido? Gravidez.
No quarto da mãe, ela conta à mãe que está grávida.
_Você contou para o Cirilo?
_Já. Ele quer casar. Eu quero esperar os estudos terminarem. Mãe, você me apoia?
A mãe apoiou. Quando Cirilo chega para visitar a Deoclécia à noite, o pai dela o espera na porta:
_Entre, meu filho. Vamos conversar.
O moço entrou receoso da bronca que poderia levar, mas muito ao contrário, o pai o convidou para tomar uma cerveja com ele.
_Você será o pai do meu neto, é meu amigo e podemos conversar sobre a questão.
Cirilo foi logo dizendo que amava a Deoclécia e que se casaria com ela. Precisava procurar um apartamento para eles alugarem ou, com sorte, até mesmo adquirir um imóvel para que o bebê nascesse em casa própria.
O pai da moça respondeu:
_Deixe que eu te ajude. Tenho um amigo que é corretor de imóveis e ele sabe como vender. Vocês terão o apartamento de vocês, comprado por vocês mesmos.
Conseguiram, sogro e genro, adquirir um apartamento num bairro afastado, mas ele tinha dois quartos, sala, cozinha, banheiro e estacionamento do lado de fora. Pequeno, diga-se, mas deles.
Deoclécia ficou em dúvida se casaria ou teria a criança antes do matrimônio.
_Mãe, eu tenho apenas vinte anos! Posso esperar.
A mãe chamou o pai e ambos conversaram com a filha:
_ Você foi adulta para passar algumas noites com ele. Você foi adulta para viajar com ele. Você foi adulta quando disse que ele era bonito, nesse ponto você tem razão, os nossos parabéns pela escolha. O nosso neto será muito bonito se puxarem pelo pai e pela mãe. Você também é bonita, filha.
A moça percebeu o tom amistoso da conversa e perguntou quase que sugerindo o adiamento:
_E, quanto ao casamento, o que vocês pensam de nós esperarmos algum tempo?
O pai respondeu:
_Esperando vocês estão. Bebês tem tempo para nascer.
A mãe completou:
_Você é adulta para ser mãe, o moço se propôs a abandonar os jogos de futebol e vôlei para se casar com você. Mimada você não foi, assuma os seus compromissos. Não queremos que você assuma por nós, pelo Cirilo ou, pelo bebê. Assuma por você mesma, para o seu desenvolvimento nessa fase adulta, a qual você tanto preza.
Cirilo e Deoclécia casaram-se na igreja. Assumiram que se amam e vivem bem há anos, muitos anos.

8 comentários:

ricardo alves / são paulo,brasil disse...

brilhante!

Unknown disse...

Um texto com muita actualidade.
Muitos hoje não dividem com os pais esta partilha de sonhos e de amor.
Evitam as crianças. Arranjam um canto para viver e dividem as despesas.

Gozam a vida mas não constroem o verdadeiro amor nem uma família.

mム尺goん disse...

Yayá...amores pra sempre me comovem.

obrigada.

beijo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Que linda história de amor, que para começar o ano é muito bom ver dois seres que se amam viverem felizes.Lindo e cheio de esperança no ser humano.


Um beijinho com carinho
Sonhadora

Unknown disse...

"As pessoas só se «armam» em crescidas porque lhes falta alguém junto de quem possam, sem vergonha, continuar pequeninas à vontade"

Beijo.

aluap disse...

Realmente, por vezes, temos de passar por desafios, momentos de crise, mas por mais complicado que seja jamais devemos desistir do amor, sobretudo quanto se trata da nossa vida e dos nossos…no entanto, compreendo que quando se é muito jovem, ou melhor, imaturo(a), surgem dúvidas e a nossa cabeça e mesmo o coração é ocupado por certos pensamentos menos bons, penso que compete a cada um de nós escolher o que é melhor para nós e se sentimos que não estamos sozinhas acabamos por perceber que a vida tem muito mais de bom do que de mau.
Eu também sou uma que gostei muito desta história de amor.
Abr./Paula.

CÉU ROSÁRIO disse...

♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫ Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. ♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫♫* ♥ ~♣*♫ *♥~ ♣*♫ Boa semana!!Beijinhos

La Gata Coqueta disse...



Apenas entrada la madrugada me siento llena de júbilo...Júbilo porque quiero confesarle a las colinas del viento cual golondrina viajera sin llegar a despertarlas, la alegría que brota dentro de mí, al añadirle un año más a mi vida.

¿Me acompañas…?

Juntos nos reiremos, mientras compartimos la tarta y brindamos con las burbujas de los sueños para que se lleguen a cumplir los que se han quedado alojados en las agujas del tiempo…

Y cuando la tarde valla apagando el humo de las velas, con la mirada del atardecer te daré el último beso del día.

Gracias por haberme acompañado!!

Atte.
María Del Carmen