Lugares Bonitos

Lugares Bonitos

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Cada Um, O Seu Jeito…

A Cada Um, O Seu Jeito...mas tem que ser bem feito.
clip_image002
De todos os aprendizados deste ano, talvez, o mais interessante seja este que indica a crônica: A cada um, o seu jeito. Mas tem que ser bem feito!
Somos todos diferentes e, nem mesmo os mecânicos, começam a desmontar as peças pelo mesmo parafuso. Geralmente as peças de um automóvel têm mais que um parafuso. Este é um dos motivos pelo qual não me atrevo a consertar eletrodomésticos, o outro é pelo risco que tal tarefa pode apresentar. Para mim, geralmente sobram parafusos. Não é engraçado é incompetência de fato.
Gente tem humor e também é preciso entender o dia e o humor da pessoa ao executar a tarefa, mesmo que a tarefa seja mandar. Além disso, cada pessoa se defende de acordo com o que viveu, com a experiência adquirida ao longo dos anos e a esse fato chamamos pelo nome de gênio forte, gênio fraco, etc.
Nos dias de hoje, para que aumentemos a compreensão do ser humano, é preciso constatar através das estatísticas. Nesse mundo de filhos únicos a convivência por certo, é diferente. As crianças têm amigos, mas não sabem o que é ter irmãos ou não imaginam o tempo em que a roupa se transformava e a calça de brim coringa do mais velho acabava se transformando na bermuda do caçula. Imagino quando crescerem, com a referência familiar adulta, que eles terão perdido algo que a maioria de nós vivencia.
Todos têm uma vida real e uma vida virtual, é interessante quando você liga para alguém e pergunta se ela está livre e, ela te responde que não estava fazendo nada, estava na internet matando o tempo. Não é a realidade, é uma desculpa amável e bem educada. É melhor que se diga da maneira como uma amiga, ao telefone, me disse: _À noite, converso pela internet, de dia tenho tempo e para que possamos conversar à vontade me ligue entre tais e tais horas porque gosto de conversar com você. Perguntou-me sobre o meu horário e disse que não tenho horário fixo, mas ela ligou para mim assim mesmo e temos ótimas conversas. Cada um lida com o mundo virtual do seu jeito, talvez seja uma boa ideia para compreender o quanto somos diferentes, verificando a maneira como cada qual lida com o seu computador. Quem não tem computador também tem o seu jeito de lidar com a internet, conheço pessoas que reservam parte do seu dinheiro (gente adulta) para irem às Lan Houses à noite para conversarem em salas de bate-papo virtuais com amigos, colegas de trabalho e até mesmo criarem mensagens lindas. Com todo esse aparato cibernético não podemos nos esquecer de conviver realmente com as pessoas. Na minha cidade, todos perguntam a todos sobre os roteiros dos ônibus das linhas e das conexões, nesse caso o diplomata é o cobrador que nos tira de vários apuros. Todos os roteiros estão no site próprio, mas para quem está na rua, o cobrador e o motorista são os que sabem dos caminhos dos ônibus. Que fique claro que é exemplo e não tem a mínima conotação eleitoral, um ponto de vista.
Estou para divagações depois de aprender um novo método para lavar os panos de copa. Penso que é isso, a convivência é um aprendizado. Um aprendizado interessante, rio. Gostaria de compartilhar com você que quem me ensinou a fazer uma linda gola role de tricô foi uma ascensorista de elevador, tenho até pena de usar a tal blusa, quero preservá-la para quando for usar novamente poder dizer que fui eu quem fez a linda gola. Ah, se não fosse a ascensorista amiga que parou o elevador para me explicar como pegar os pontos na agulha circular... No entanto, ela me pediu que chegasse às seis e trinta da manhã para que ela pudesse me explicar corretamente, eu cheguei, acreditei, fiz a blusa. Gratificante!
Aprender com o próximo é bom, nos traz humildade e alegria ao constatar a boa fé do outro. Seja lá como for não perca a oportunidade de aprender com o próximo, seja sobre como lavar um pano de copa, seja uma gola de tricô, ou, ainda, pela internet, sobre blogues.

                                                FELIZ DIA DO PROFESSOR!

6 comentários:

D. Garcia disse...

A experiência vai nos moldando com o tempo, ou melhor, lapidando. E cada brilho novo que em nós contemplamos descobrimos que fora obra de alguma alma boa que se dispôs a nos trabalhar, sem sequer perceber. Retribuir, nem sempre será para a mesma pessoa, porque os ensinamentos estão para todos.
Muito boa a crônica de hoje, Yayá.
Abraços. Daniel.

Maria Teresa Fheliz Benedito disse...

Que texto lindo!
Que o professor seja respeitado e que respeite também seus alunos.
Um abraço e fique com Deus!

Mona Lisa disse...

SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista,
malabarista,
pintor, escultor, doutor,
musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã e avó,
é ser palhaço, estilhaço,
É ser ciência, paciência...
É ser informação,
é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.

Ser professor...
É um vício ou vocação?
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
AMANHÃ

AMANHÃ
os alunos vão-se...
e ele, o mestre, de mãos vazias,
fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
novos olhinhos ávidos de
Cultura
e ele, o professor,
vai despejando
com toda a ternura,
o saber, a Orientação
nas cabecinhas novas que
amanhã
luzirão no firmamento da
Pátria.
Fica a saudade...
a Amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade.

Feliz dia do PROFESSOR!

Beijos.

aluap disse...

Uma linda reflexão sobre a vida das pessoas e admiração que merecem aqueles com quem aprendemos.

Um abraço.

Marisete Zanon disse...

Nada como poder ensinar e aprender...
Um abraço!

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Minha querida

Uma reflexão muito boa sobre as relações das pessoas nesta era de tecnologias avançadas, onde se vai perdendo tantas coisas que as pessoas faziam juntas e agora é atravéz de um monitor...sinais dos tempos.

Um beijinho com carinho
Sonhadora