Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Desencanando

Desencanandoclip_image002

Maria Ceres foi comprar capas para almofadas em uma loja e perguntou à lojista se ela conhecia um bom encanador para trocar as torneiras do apartamento.

A lojista não conhecia ninguém para indicar, mas perguntou à funcionária Anete, se, por acaso, ela sabia de algum bom encanador.

Anete perguntou à cliente o seu nome e Maria a respondeu.

_A senhora não me leve a mal, mas de que maneira a senhora escolhe um mecânico, uma cabeleireira ou um jardineiro? Um mecânico com o carro encerado, a cabeleireira pelo penteado que ela usa ou, um jardineiro, pelas revistas que ele mostra?

Maria Ceres ficou confusa com tal resposta e disse que não queria incomodar.

_Não me incomoda. Sei que eu não entendo porque as pessoas perguntam informações às pessoas erradas. O meu vizinho é encanador, e dos bons. Ele saiu da cidade, foi convidado para trabalhar na obra de uma construtora.

Maria Ceres pediu o telefone da empresa onde esse vizinho trabalhou.

_Permita-me perguntar de novo: se, o meu vizinho é um bom encanador, todos os encanadores daquela empresa são bons? É melhor que a senhora pergunte em uma loja de materiais hidráulicos, entre gente que sabe e entende do assunto. Eu nada sei sobre encanadores, assim como os encanadores provavelmente nada sabem sobre almofadas. Eu sou simples, não quero lhe ofender. Mas, para arrumar o seu cabelo, a senhora escolhe a cabeleireira com o cabelo mais bonito? O cabelo bonito da cabeleireira indica que o seu cabelo ficará igual ao dela?

Apesar da fala tranqüila e pausada, para Maria Ceres, a moça estava se excedendo nas respostas. Ela agradeceu secamente e se retirou da loja com as capas das almofadas compradas.

A lojista, após observar a cliente entrar no seu automóvel e sair, comentou com a funcionária que ela se livrou de um problema. Um dos vendedores que saiu da loja havia seis meses, tirou o curso de encanador e eletricista por correspondência e se instalou a meia quadra dali. No estabelecimento ele colocou a placa de “Consertos em Geral”. Seria melhor que ele continuasse como vendedor até que adquirisse experiência prática, um perigo para ele e para os seus clientes. A lojista iria até ele oferecer um curso prático de manutenção de máquinas de costura. Sentia-se culpada, mesmo tendo-o ajudado a não se meter em encrencas. Não se interfere na vida particular dos outros impunemente.

10 comentários:

Mª Carmen disse...

FELIZ NOCHES DE REYES, QUE VENGAN GENEROSOS.BESITOS.

Ivana disse...

Ótima crônica, já é difícil cuidar da nossa vida, dos outros então, rsss
Uma ótima noite,Yayá, bjo

blog da Paraguassu disse...

Yayá querida,
Desejo para você e sua família, um 2012
repleto de paz, amor, saúde e harmonia.
Que tenham muitas realizações e prosperidade.
Um afetuoso beijo, amiga.
Maria Paraguassu.

Maria selma disse...

Yayá ótima postagem...
Agradeço o carinho e amizade no ano que passou que neste ano de 2012 possamos fortalecer ainda mais nossa amizade...
Um ano de muita paz saúde e de muitos momentos felizes e que seus sonhos sejam realizados...
gde beijo

Marina-Emer disse...

Hola amiga ...gracias por tu amable visita hoy te deseo todo lo mejor para el año que acaba de empezar acompañar nuestras vidas.
un calido abrazo
Marina

Luks Vieira disse...

Já basta a nossa vida, não é?...rs.
Att.,
Luks

Elizabeth disse...

Feliz Día de Reyes, a tí una Maga que mantiene viva a la estrella de la esperanza. Besos.

Unknown disse...

DIZ A VOZ DA SABEDORIA QUE SE CONSEGUIRMOS ADMINISTRAR A NOSSA VIDA, JÁ TEREMOS MEIO CAMINHO ANDADO. A DIFÍCIL TAREFA DE ADMINISTRARMOS NOSSA VIDA NÃO DEVE NOS IMPEDIR DE SERMOS UTEIS. EM ALGUNS CASOS PODEMOS SER OMISSOS SIM, EM OUTROS PECAMOS AO DEIXAR DE ORIENTAR ALGUÉM.

GOSTEI YAYÁ... REFLEXÕES QUE NOS DESPERTEM PARA O NOSSO DIA A DIA SÃO SEMPRE BEM VINDAS!
ABRAÇOS QUERIDA

Elisa T. Campos disse...

Linda crônica Yayá.
Foi bom compartilhar com você neste final de semestre.Que possamos sempre interagir neste novo ano que inicia.

Feliz Ano Novo.
bjs

Artes e escritas disse...

especialmente para a Elisa: Se você passar por aqui, saiba que estou tentando te desejar Feliz Ano Novo, mas parece que o seu blog está com problemas para receber comentários. O meu abraço também a todos os amigos que aqui comentaram, Yayá.